segunda-feira, 27 de maio de 2013

Enfermeiros são homenageados em sessão especial na CMJP

Profissionais comemoraram aprovação de projeto de lei que reduz carga horária semanal e pediram mais atenção à categoria.

Foi realizada, na tarde desta quinta-feira (16), uma sessão especial na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) para comemorar o Dia do Enfermeiro, celebrado nacionalmente no último domingo (12). A homenagem também faz alusão às atividades da Semana do Enfermeiro, que ocorre de 12 a 20 de maio. A propositura é do vereador Dinho (PR).

“É uma honra para nós homenagearmos essa categoria, os chamados anjos de branco, que todo dia estão lá com os enfermos, nos leitos, em um papel tão importante quanto o dos médicos, mas que são profissionais tão desassistidos”, justificou Dinho.

O parlamentar Djanilson, autor do projeto de lei que reduz a carga horária dos profissionais de Enfermagem no município, de 40 para 30 horas semanais, o qual foi aprovado na CMJP no mês passado, disse estar convicto de que, nos próximos dias, a lei será sancionada pelo prefeito Luciano Cartaxo (PT). “Não tenho dúvida que ele vai realizar isso, porque o prefeito tem se pautado em melhorar a vida do ser humano, e não só com equipamentos e com estrutura, mas com pessoal”.

O enfermeiro Valdevino Neto, representando a categoria, agradeceu ao vereador Djanilson por ter levado em diante o projeto da redução da carga horária dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem, promessa de campanha do atual prefeito. “Somos aproximadamente 30 mil profissionais no Estado, cuidando e administrando o tratamento prescrito pelos médicos, então precisamos do devido reconhecimento”, pediu.

O vereador Dinho acrescentou que esteve reunido com o prefeito Luciano Cartaxo, que se comprometeu a sancionar a lei após fazer um estudo da impactação econômica para o município.

A presidenta do Sindicato dos Enfermeiros da Paraíba, Eva Vicente da Silva, falou da luta nacional abraçada pela categoria e a importância dessa conquista em nível municipal. “É necessária para que nós, que cuidamos verdadeiramente dos pacientes, tenhamos uma vida mais digna. Se não estivermos monitorando constantemente a temperatura, os batimentos e a alimentação dos pacientes, fazendo as aplicações e as suturas nos hospitais, certamente a saúde para”.

A representante da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), Oriana Deyse Correia, esclareceu que a Enfermagem é uma das 16 profissões da saúde e seu impacto é reconhecido na saúde e no bem-estar dos indivíduos. “Não há possibilidade de assistência no cuidado à saúde sem que o profissional desta categoria participe de tal processo”.

Também estiveram presentes na sessão os vereadores Santino (PT do B), Helton Renê (PP) e o deputado estadual Anísio Maia (PT), que conseguiu ontem (15) a aprovação, na Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba (ALPB), de projeto de lei similar ao da CMJP, reduzindo para 30 horas a carga horária dos profissionais de Enfermagem em todo o estado.


Data foi instituída no Governo Vargas

O Dia Nacional do Enfermeiro foi criado em 1938, através do Decreto nº 2.956, no governo do presidente Getúlio Vargas. A data reverencia o trabalho da primeira enfermeira do Brasil, Ana Néri, devendo ser prestadas homenagens especiais a esta profissional em todos os hospitais e escolas de Enfermagem do país.

O dia 12 de maio também é lembrado mundialmente devido ao nascimento da enfermeira britânica Florence Nightingale, pioneira no tratamento a feridos de guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário