quarta-feira, 20 de março de 2013

Benefício para os Profissionais da Saúde de João Pessoa.

Profissionais da enfermagem podem ter redução para 30 horas semanais de trabalho em João Pessoa.

O vereador Djanilson (PPS) convocou o prefeito Luciano Cartaxo (PT) a cumprir promessa de campanha.

O vereador Djanilson (PPS) anunciou que vai cobrar a redução da carga horária dos profissionais enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem da Rede Municipal de Saúde de João Pessoa para 30 horas. A informação foi confirmada em seu pronunciamento, na Tribuna da Casa Napoleão Laureano, durante sessão ordinária nesta quarta-feira (20).

Na ocasião, Djanilson apresentou uma carta compromisso do prefeito da Capital, Luciano Cartaxo (PT), datada de 12 de setembro do ano passado. No documento, anterior à eleição de 2012, o atual chefe do Executivo Municipal havia se comprometido com o Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB).

“Peço a sensibilidade e o compromisso de Luciano Cartaxo e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O prefeito garantiu que, se ganhasse a campanha, assumiria o compromisso da redução para 30 horas de trabalho semanal para os trabalhadores enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem da Rede de Saúde Municipal”, salientou Djanilson.

Ele destacou ainda que a categoria luta pela redução desde 2010, mas que na prática, os profissionais trabalham 40 horas por semana. O vereador garantiu que levará esse PL adiante, e pediu apoio de todos os vereadores da Câmara na aprovação da matéria.

Helton Renê (PP) indicou que a causa pode ser estendida aos psicólogos, e Benilton Lucena (PT), aos assistentes sociais. “Poderemos nos unir e fazer essas solicitações juntos. Sabemos que o profissional da saúde é bastante requisitado na Capital, e merece compensação através da redução da carga horária de trabalho, que é justa”, defendeu.

Faltam medicamentos na SMS

O vereador Djanilson ainda denunciou a falta de medicamentos nas unidades de saúde da Capital. Ele cobrou uma visita dos gestores da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS) aos setores que apresentam carências, tanto de medicamentos quanto de reparos na estrutura física.

“Não há insulina, esparadrapo, nem Clorexidina (Merthiolate). Acho que a solução é muito simples: o que custa fazer a lista de medicamentos que faltam e comprar? Além disso, para conseguir solicitar uma medicação, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) ainda tem que passar por um protocolo enorme e muitas vezes desiste”, denunciou o parlamentar.

Vereador critica omissão de Secretários de Governo

Ele aproveitou para desabafar ao citar que os vereadores, às vezes, ficam inertes, porque não recebem respostas de muitos Secretários de Governo. “Há secretários que não querem atender aos vereadores e nos atendem de forma irônica. Essas atitudes estão prejudicando o prefeito Luciano Cartaxo. Vereadores não têm cargos de indicação, a não ser da população, a quem esses secretários também deveriam servir”, criticou.

Vereador pede voto de aplauso para diretor técnico do HTSUL

Na ocasião, Djanilson pediu Voto de Aplausos para o diretor técnico do Hospital de Trauma Senador Humberto Lucena (HTSUL), Edvan Benevides. “Ele é uma pessoa parceira da Câmara e merecedor desse voto pelos serviços prestados na área da saúde”, afirmou o parlamentar. “É uma homenagem justa, porque Edvan é uma pessoa competente, que muito melhorou a situação do Trauma. Hoje não se escuta mais falar dos problemas de lá como um mal crônico”, opinou Renato Martins (PSB).
 
Publicado em: 20/03/2013 às 18h11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário